sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

A Patrona da 6ª edição do Festival Cale-se

Maria do Céu Guerra de Oliveira e Silva é considerada um dos maiores nomes do teatro contemporâneo português.
Maria do Céu Guerra
A actriz, nascida em Lisboa (1943), teve a sua estreia teatral no Grupo Cénico da Faculdade de Letras de Lisboa (onde cursou Filologia Românica), na peça“Assembleia ou Partida”, de Correia Garção, encenada por Claude-Henri Frèches.
Em 1963, juntamente com um grupo de amadores – alguns dos quais também viriam a tornar-se actores de primeira linha (Zita Duade, Manuela de Freitas, Santos Manuel, Fernanda Lapa, Teles Pereira, Francisco Ferro, Laura Soveral... ) –,cria o espaço da Casa da Comédia, onde faz a sua estreia como actriz profissional.
Em 1971, esteve na fundação do Teatro Experimental de Cascais, sem dúvida um dos marcos do teatro independente português.
Depois de um curto período de dois anos dedicado ao teatro de revista, em 1975, integra o grupo de fundadores d’A Barraca, grupo onde tem centrado a sua actividade teatral até hoje.
Maria do Céu Guerra, além das suas incursões na televisão – entre outras, protagonizou a série cómica “Residencial Tejo” (1999-2002) –, tem tido uma larga actividade no cinema – destaque para “O Mal-Amado” (1972), filme que marcou a sua estreia na Sétima Arte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário