CALE-se" 2013 - FESTIVAL INTERNACIONAL DE TEATRO
Organização: Cale Estúdio Teatro
Local: Associação Recreativa de Canidelo (Rua do Meiral, 51 – Quatro Caminhos)
Informações e/ou reservas: 911062216.
4/Maio 2013- 22 horas:
"A NOITE"
Autor: José Saramago
Grupo: Os Plebeus Avintenses
Género: Drama Histórico M/12
A grande noite de encerramento do festival começa com a apresentação do espectáculo "A NOITE" a cargo dos Plebeus Avintenses, grupo vencedor do troféu "Melhor Espectáculo" na edição de 2011 do certame.
Seguir-se-á a cerimónia de entrega dos "Prémios CALE", numa noite que conta com a presença, já confirmada de Nelsu Augusto.
Os "Prémios CALE" constituem os galardões que distinguem as prestações vencedoras segundo a escolha do júri, à semelhança das estatuetas douradas do cinema americano.
Vários são os motivos para se juntar à festa, com muitas surpresas reservadas.
Aconselhamos vivamente a reserva antecipada de lugares.
Chega ao fim no próximo sábado (4 maio) a sétima edição do "CALE-se" Festival Internacional de Teatro, organizado pelo Cale Estúdio Teatro, de Vila Nova de Gaia. Neste último dia do "CALE-se" 2013 serão divulgados os vencedores dos "Prémios CALE", o galardão que distingue as melhores prestações nas várias categorias a concurso, naquele que é o único festival de teatro não profissional com carácter competitivo organizado em Portugal. Foram sete os espectáculos a concurso, sujeitos à avaliação de um júri (este ano composto por : Salvador Santos (administrador do Teatro Nacional São João), Filomena Gigante(actriz profissional) e Cândido Xavier,(director do festival), que irá premiar as melhores prestações em oito categorias: interpretação, feminina e masculina, desenho de luz, sonoplastia, cenografia, figurinos, encenação e espectáculo. Também o público com presença assídua teve o direito de voto, escolhendo o espectáculo de sua preferência, que irá receber o respectivo "Prémio do Público".
Antes da cerimónia vamos ter em palco "A NOITE" de José Saramago pelo grupo Os Plebeus Avintenses
Esta peça leva o espectador numa viagem histórica à redacção de um jornal, em Lisboa, na noite de 24 para 25 de Abril de 1974.
"Qualquer semelhança com as personagens da vida real e seus ditos e feitos é pura coincidência, evidentemente.", e Eduardo Freitas, acrescenta: "Evidentemente, passados tantos anos já não há pessoas que protagonizem tais feitos e ditos. Ou haverá, ainda?" A ironia marca também presença esta noite, levando-nos a um conflito entre chefias e trabalhadores, uns a gritar " A máquina está a andar" e outros "Há-de parar". José Saramago sabia que a máquina não podia parar "Voltará a andar"...
Pretende-se uma reflexão sobre a ditadura portuguesa, os jogos de poder que envolvem a política e as relações de trabalho, e uma análise crítica ao funcionamento de uma redação de jornal.
Encenação e Cenografia : Eduardo Freitas
Assistente de encenação: Leonor Rodrigues
Direcção de cena : Leopoldino Marques
Elenco : Abílio Valadares - Manuel Almeida / Manuel Torres - Eduardo Moura / Faustino - Mário Fonseca / Máximo Redondo - António Soares / Odete - Carla Mota / Esmeralda - Paula Vieira / Jerónimo - Bruno Costa / Fonseca - Serafim Dias / Guimarães - Ana Magalhães / Josefina - Cláudia Pinto / Carolina - Cristina Martins / Cláudia - Eduarda Alves / Pinto - Jorge Sousa / Baltasar - Victor Castro Lopes / Afonso - José Daniel / Damião - Jorge Araújo / Monteiro - Delfina Costa / Administrador - Jorge Costa
Adereços : Bruno Costa, Jorge Costa, Jorge Sousa, Leopoldino Marques, Victor Castro Lopes e Serafim Dias
Figurinos : Carla Mota
Costureira : Augusta Santos e Manuela Santos
Sonoplastia : Manuel Franklim
Desenho de Luz : Eduardo Freitas
Operação de Luz : Horácio Bernardino e Jorge Araújo
Operação de som : Renato Queirós
Montagem : João Mota, Horácio Bernardino e Bruno Costa
----------------------------------------------------------------------------- Cale Estúdio Teatro - Associação Cultural de Actores Rua do Meiral, 51 – 4400-501 V. N. Gaia Tlm. 911 062 216 GPS. 41,12729 / -8,64024 www.caleestudioteatro.blogspot.com