quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

8 de Março - "FÁBRICA DO NADA" - Teatro Experimental de de Mortágua

“FÁBRICA DO NADA” · de Judith Herzberg
TEATRO EXPERIMENTAL DE MORTÁGUA
Drama – M/12 – 90 minutos

Fábrica do Nada. Aqui nada se compra, nada se faz, nada se vende, nada se cria, nada se inventa, nada se fabrica. Nada! Meros pensamentos, ideias, interesses e sugestões... NADA!
Uma fábrica de cinzeiros fecha, e os trabalhadores, não querendo ficar desempregados, resolvem continuar a trabalhar numa nova produção: nada. À volta de nada organiza-se tudo, desde a escolha do gerente da fábrica, aos furtos dos produtos e aos tribunais, a mostrar por que caminhos segue esta história.

Estes operários que preferem fazer nada a nada fazer inscrevem-se mais na linha do ‘saber ver quando se vê’ do Alberto Caeiro e do ‘fazer não fazendo’ do Lau Tsu, do que no ‘preferia não o fazer’ do Bartleby. Em lugar da angústia do desaparecimento das coisas e dos seres que a palavra vazia sugere, o vazio que o patrão deixa ao fechar a fábrica permite o vazio do espaço côncavo em que tudo pode acontecer precisamente porque está vazio. Permite a boa projecção do som. E os actores, seguem atentamente o que se vai passando com as vozes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário