quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Custódia Gallego é o Patrono 2016 (com presença confirmada)

A alentejana. nascida em Beja em 1959, casada e mãe de dois filhos, sonhava ser médica. Entrou em Medicina por vontade própria, mas logo no primeiro ano de faculdade quis formar um grupo de teatro na Associação de Estudantes - primeiro passo num caminho novo. Foi ao Conservatório Nacional na esperança de conseguir alguém que os dirigisse e acabou por fazer os exames de admissão e ficar entre os vinte seleccionados. Decidiu fazer os dois cursos em simultâneo, conciliando as duas paixões, mas quando chegou a hora de escolher, não hesitou: concluiu, em 1984, o curso superior de actores e encenadores do Conservatório Nacional.

Em 1985 recebeu o prémio Interpretação do Festival El Passo nos EUA, pela sua participação no filme "Celestina". Em 1990, a revista Actor atribuiu-lhe o prémio de Melhor Actriz. Entre 1983 e 1984 trabalhou com a companhia do Teatro D. Maria II. Ingressou, depois, no Teatro Ibérico, e, em 1986, fundou o grupo Persona. Entre outros, participou em espectáculos da Associação Novo Circo, do Grupo Joana, da Escola das Mulheres - Oficina Teatro, do Projecto Teatral, do Teatro Aloés e do Teatroesfera.

Dona de um vasto currículo em teatro e televisão, a sua popularidade terá sido alcançada com a personagem 'Gi' na telenovela "Laços de Sangue" (SIC, 2011), à qual que se seguiram 'Áurea Henriques' em "Dancing Days" (SIC, 2012/13) e 'Antónia Queiroz' em "Mar Salgado" (SIC, 2014/15).
Actualmente podemos vê-la a interpertar 'Fernanda Silva' na telenovela "Coração d'Ouro" (SIC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário